domingo, 30 de maio de 2010
sábado, 29 de maio de 2010
A INCUSÃO DIGITAL E O PROFESSOR
A inclusão digital e o Professor
José Oscar Fontini de Carvalho, Professor Titular e Pesquisador da PUC-Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa Construção e Uso da Informação, publicou um artigo cujo tema é: “O papel da interação humano-computador na indústria digital”.
Segundo Carvalho(1994), “O avanço tecnológico transformou o computador em uma ferramenta cada vez mais indispensável às atividades humanas. É difícil encontrar um ambiente onde o computador não esteja presente, de maneira direta ou indireta. Em muitos casos as pessoas são obrigadas a acessarem-no para alcançarem alguma informação.
Tal fato é facilmente verificado nas atividades mais simples do dia-a-dia das pessoas, como a obtenção de serviços bancários, na compra de mercadorias em supermercado, na utilização de cartão de créditos e até mesmo no manuseio de certos eletrodomésticos entre outras.
Na escola de educação básica(principalmente as particulares), no Brasil, incluem o computador como mais um recurso de apoio ao ensino, colocando-o na mesma categoria dos livros e filmes educativos. Não se concebe uma instituição de nível superior que não possa permitir aos seus alunos o amplo acesso aos computadores.”(...)
Como discente de um curso superior a distância temos observado o movimento da inclusão digital e suas dificuldades. Estão disponíveis novas tecnologias que facilitam a construção do aprendizado. A questão é como colocar as “TICs” a disposição de todos? Muitos alunos ainda não dispõem de internet em suas casas. A exclusão é uma realidade e são vários fatores que levam a ela. Ainda segundo Carvalho, “Inclusão digital é gerar igualdade de oportunidades na sociedade de informação.”
O auxílio do Professor nessa hora é fundamental. É ele que vai ser o mediador entre a máquina e o aluno, é o professor que vai facilitar essa interação e colocar a disposição do aluno os recursos disponíveis na instituição, o que é um grande desafio já que esses recursos oferecidos se encontram ultrapassados, são insuficientes para o número de alunos, as instituições não oferecem um treinamento adequado ao Professor, não é permitido que o Professor escolha os periféricos e demais equipamentos que tornaria o laboratório de informática funcional. São entraves que andam na contramão da inclusão digital, verdadeiros desafios a serem vencidos pelos Professores.
Um grande passo para a inclusão digital está sendo a AD2, um projeto de aprendizagem, levando os alunos de Pedagogia da Unirio a experimentarem diversas TICs, como chats, criação de blogs, entre outras, descobrindo excelentes meios de comunicação. A equipe de Informática na Educação está de parabéns pela iniciativa!
domingo, 23 de maio de 2010
Jesus te ama!
quinta-feira, 20 de maio de 2010
SURPRESAAAAAA...
Quando abrir este link escreva seu NOME ou PALAVRA (até *25* letras) no
campo "MESSAGE" e em seguida clik em submit
e veja o que acontecerá:
http://www.star28.net/snow.html
SE GOSTAR DEIXE UM UP!
E COMENTARIO...........
terça-feira, 18 de maio de 2010
AD 2
A AD2 está disponível na plataform, e não será entregue no correio nem no pólo. TODAS as atividades da AD2 serão realizadas online. Você realizará várias atividades práticas com uso de web, e-mail, bate-papo e blog. Você desenvolverá um projeto de aprendizagem: elaborar uma notícia sobre Informática em Educação. Você deverá desenvolver o seu projeto seguindo as etapas listadas e detalhadas na AD2. Cada etapa tem que ser realizada no período determinado. Não ultrapasse o período para a realização de cada etapa.
04/05 a 10/05 - ETAPA 1: Elaboração de Propostas de Notícias (web e e-mail)
11/05 a 17/05 - ETAPA 2: Debate para Avaliação das Propostas (bate-papo)
18/05 a 24/05 - ETAPA 3: Elaboração da Notícia (editor de texto)
25/05 a 30/05 - ETAPA 4: Apresentação da Notícia (blog)
31/05 a 02/06 - ETAPA 5: Avaliação das notícias dos colegas (blog)
03/05 a 11/06 - ETAPA 6: Avaliação do Projeto de Aprendizagem (sistema Modus)
03/05 a 11/06 - ETAPA 7: Auto-avaliação da Aprendizagem (blog)